7ª COMPANHIA INDEPENDENTE DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
WHATSAPP DENÚNCIA

73 98120-9999

“Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte” (Isaías 57,2)

O 1º Sgt PM Françual Manoel Santos, natural de Itagimirim, nascido em data de 10/09/69, casado com Leila Graciela, pai de Rhalyson e Flamella.

Ingressou na Policia Militar do Estado da Bahia, em 1992. Serviu inicialmente no 13º BPM em Teixeira de Freitas, sendo transferido para 7ª CIPM em Eunápolis no ano de 1998, vindo a cumprir com louvor suas funções, onde consta em seus registros uma fixa exemplar, sendo elogiado diversas vezes pelo excepcional trabalho realizado com disposição, espírito voluntarioso e profissionalismo exacerbado. Promovido a Cabo PM em 2014, e promovido a 1º SGT PM em 2016. Durante o tempo em que trabalhou na 7ª CIPM, esteve lotado no 3º Pelotão na cidade de Itagimirim, encerrando sua carreira no PETO.

O SgtFrançual sempre foi um homem de fé, cristão atuante, juntamente com sua esposa e os 02 filhos.

Infelizmente na noite deste sábado, 02 de fevereiro, o Sgt Françual, em função do regulamento da instituição que defendeu e do juramento feito a ela, agiu com bravura durante abordagem a um veículo em que estavam 04 bandidos armados. Uma pessoa leiga, naquela hora, no lugar do Sgt Françual, por instinto de sobrevivência, pensaria primeiro na própria vida e deixaria passar aquele veículo em que estavam os bandidos.

Ora, uma pessoa leiga não é um Policial. Não sabe que o instinto de sobrevivência, nas guerras, é suplantado pelo dever de defender a sociedade.

Repito o que disse: Nas guerras, os soldados provam a força do seu caráter e o Sgt Françual foi morto em combate, dando testemunho de bravura e coragem.

Lamentamos a sua perda irreparável para a família, para a PMBA e para toda a sociedade.

Sabemos que perder alguém da família é sempre muito doloroso. Neste momento estamos nos despedindo de um companheiro, irmão de farda, pai dedicado, esposo exemplar, profissional competente, e não há nada capaz de preparar um coração que ama para a perda eterna. Assim como não há palavras ou gestos capazes de aliviar tão grande dor.

Somos gratos pelo SGT Françual e a vida que ele viveu. Que nós sigamos o seu exemplo, em ser feliz, e, especialmente, no desejo de ir para o céu. Ele apenas seguiu viagem primeiro.

A morte leva fisicamente a pessoa, mas jamais pode roubar ou apagar a memória de quem foi em vida. E principalmente as lembranças e os sentimentos que ele deixou para trás.

O Sgt Françual, foi um homem que mesmo não estando em serviço, cumpriu o dever do militar, foi policial 24 horas. Podemos dizer que ele combateu o bom combate, uma vida bem vivida a serviço de Deus e a serviço da comunidade. 

Neste momento é preciso ter fé, pois é pela fé que temos a segurança da vida eterna e sabemos que Jesus nunca vai nos abandonar. Pela fé sabemos que já somos vitoriosos e encontramos coragem para enfrentar todas as dificuldades. Pela fé encontramos paz no meio das adversidades, porque confiamos no amor de Deus.

Chegou a hora do último adeus, oficiais, praças da 7ª CIPM, amigos e irmãos do Sgt Françual, oramos a Deus para que nos conceda conforto e força nesta hora tão difícil. Nossas sinceras condolências à família.

Inspirados pela coragem do Sgt Françual e parafraseando Leonardo da Vinci, “que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça.”

 

 

Por: Major Ribeiro

A Polícia Militar da Bahia se faz presente nos 417 municípios, prerrogativa que se transforma em dádiva, quando o cidadão merece socorro daquele que é o único órgão capilarmente presente integralmente, que é comprometido em defender os princípios que regem a nossa sociedade.

Somos militares porque escolhemos um regime próprio, alicerçado na hierarquia e na disciplina, a partir de valores supremos de ética e moral como esteio da conduta proba e voltada para o fiel cumprimento e aplicação das Leis. Somos militares porque somos todos soldados de um exército de anjos combativos, guerreiros.

Temos compromisso com nossos antepassados e com nossas crianças que no futuro serão nossos antepassados! Nossa relação com a farda é umbilical porque ela não se resume à ostensividade, mas traduz amor, denodo, servidão, razão, suor, prazer, paixão! 

Assumimos o compromisso de otimizar os recursos humanos e logísticos da Policia Militar da Bahia. De reformular, rearticular, redistribuir, planejar, coordenar e controlar nossas atividades direcionando os esforços para as infrações penais mais graves. Seremos implacáveis com os violadores da norma penal, pois, a sociedade não pode se curvar à mercê de infrações graves. 

A família é a base de tudo. A própria natureza humana exige que os homens se agrupem. A vida em sociedade é condição necessária à sobrevivência da espécie humana. A família é o agrupamento mais perfeito, o grupo social mais sólido, a instituição mais sagrada que o ajuntamento de pessoas foi capaz de formar.  A família é o baluarte da consagração divina, da bênção sobre cada ser humano que se multiplica na formação de um elo indissociável com a própria existência da pessoa e sua relação com o Criador. 

Convocamos os policiais militares, Oficiais e Praças, para uma mudança de postura que ganha ênfase social e protetiva. Convocamos os policiais militares para reafirmarem o compromisso, de defender o cidadão de bem, aquele que é a razão da existência desta Corporação” Centenária milícia de bravos, altaneira na fé e no ideal”

Por: ASCOM - 7ªCIPM



Vídeos

7ª CIPM promove capacitação para policiais militares





A Voz do Comandante

HOMENAGEM PÓSTUMA AO 1º SGT PM FRANÇUAL MANOEL SANTOS

“Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte”...

© 2016 - Todos os direitos reservados à 7ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado da Bahia.
Rua Presidente Kenedy, 125 - Centro, Eunápolis - BA, 45820-160
Telefone: (73) 3281-2316